Igreja da Ciência Divina

Nosso Blog...

Encontre aqui assuntos que poderão ajudá-lo em diversas áreas de sua vida. Não deixe de comentar e deixar suas perguntas sobre o assunto ou sugerir novos temas. 

Aprendendo com o conhecimento e exemplo de Jesus.

O que posso aprender com Jesus?

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (J 8:32)

“Jesus se dedicava à ação, nada do que Jesus ensina é uma coisa passiva, tudo que Jesus ensina exige ação.”

 

Talvez lhe cause estranheza quando separo a Espiritualidade da Religião, mas vou lhe explicar o porquê.

O lema da Igreja da Ciência Divina é: Espiritualidade não é religião, as religiões dividem as pessoas, a espiritualidade as une. E nesse ponto vale citarmos o que Gandhi dizia sobre as religiões: “As religiões são caminhos diferentes convergindo ao mesmo ponto. Que importância faz se seguimos caminhos diferentes desde que alcancemos o mesmo objetivo?”

As religiões marcaram a história deste planeta com muitos aspectos negativos: violência, discriminação, abusos, mentiras…, mas não é incrível que em meio a tudo isso muitos seguidores dessas diversas religiões relatem terem obtido contato com a verdadeira espiritualidade? E que tendo este contato espiritual, mesmo não concordando muitas vezes com algumas coisas, continuaram seguindo suas religiões?

Mas, o que Jesus nos mostrou naquela passagem em Mateus 21: 13 quando disse: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’”. Será que realmente entendemos o que ele quis nos dizer, quando entrou e expulsou daquele lugar todos os que ali estavam comprando e vendendo?

O que Jesus nos ensinou naquele momento tem a ver com religiosidade, que pode acabar com a espiritualidade, pois ela se apega a sentimentos e ações humanas e não à busca verdadeira daquilo que nos falta, o conhecimento e a sabedoria divinas.

 Pense em toda a história de Jesus, quantos momentos ela se passou dentro de um templo, seguindo uma religião? Em sua maior parte, ela se passou pelo caminho por onde Jesus e seus discípulos andavam e esse caminho cotidiano era usado para conduzir a todos até o verdadeiro templo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida…” à Jesus, a espiritualidade. E aquele era um novo caminho até um mesmo ponto.

Por isso eu, Marco Natali, nesta nova fase da Igreja da Ciência Divina no Brasil, criei um lema: Espiritualidade sem religião, aproveite essa oportunidade.

Aliás esta oportunidade não está sendo dada a você por mim, ela lhe foi dada por Jesus, em João 8:32 está escrito: “E conhecerão a verdade e a verdade vos libertará.”

Mas Jesus se dedicava à ação, nada do que Jesus ensina é uma coisa passiva, tudo que Jesus ensina exige ação.

As oportunidades são as sementes das ações, quando você recebe uma semente cabe a você plantá-la e quando o fizer terá a oportunidade de colher os frutos de sua ação, afinal você fez sua parte.

Quando Ele lhe diz que você conhecerá a verdade, Ele espera que você procure a verdade, se esforce para encontrá-la, faça por merece-la, essa é a SUA obra, esse é o SEU trabalho, a dedicação que Jesus espera de você. Não se iluda pensando que basta ter fé e já estará salvo, você precisa fazer a sua parte. Se não acredita veja o que Tiago, irmão de Jesus, escreveu em várias passagens, mas cito apenas uma Tg 2.17:  “A fé sem as obras está morta…”

E o que você deve entender por OBRA? A obra nada mais é que a AÇÃO, ou conjunto de AÇÕES que você deve fazer, que lhe compete fazer, que é o seu dever fazer – essa é a sua parte, a parte que lhe cabe, a parte que SÓ VOCÊ PODE FAZER.

Observe o conhecimento: o conhecimento é algo que você ouve, que você lê, que alguém lhe diz, mas ele só se torna seu quando você o pratica.

Até você praticar o que aprendeu, você até pode acreditar que funciona, mas você não tem certeza, você só terá certeza quando você agir, quando você praticar, quando aplicar o que aprendeu. A AÇÃO é a chave de tudo, quando você age, quando você aplica o que aprendeu, você passa a saber.

E a soma dos saberes é chamada de SABEDORIA.Você só adquire SABEDORIA quando você age, quando você aplica o que lhe ensinaram e constata na prática que é algo realmente útil. Sem AÇÃO não há realizAÇÃO nem salvAÇÃO.

Agora já podemos compreender que Espiritualidade não tem nada a ver com religião. Só duas coisas incentivam você à AÇÃO, o que faz você agir é o conhecimento e o exemplo.

Jesus era muito generoso com essas duas coisas, Ele estava ensinando o tempo todo e estava o tempo todo lhe dando bons exemplos. Os antigos romanos diziam: EXEMPLUM DOCET, o exemplo ensina.

Agora entenda que Jesus não tinha religião.

Jesus era judeu e nasceu em uma sociedade que pratica a Teocracia.A palavra Téos vem do grego e significa Deus, uma Teocracia é uma escolha política, em que ao invés da Democracia – um sistema político em que todos opinam através do voto, tudo é determinado não pelos homens, mas por Deus.

É fácil você saber que o povo judeu praticava a Teocracia, é só observar que o maior cargo político na época de Jesus era o cargo de Sumo Sacerdote que era ocupado por Caifás como consta em Lucas 3.2 e em inúmeras outras citações bíblicas.

Agora imagine a suprema, a maravilhosa, a grande coragem de Jesus que ousava desafiar os valores vigentes e não praticava a religião de seu povo. Ele chamava Deus de pai e afirmava ser um com ele, duas coisas que ofendiam a fé dos judeus daquele tempo.

A palavra Religião vem de Religios do grego e Religare do Latim e ambas são blasfemas. Se Jesus disse que era uno com Deus então a palavra religião é uma blasfêmia.

A palavra religião pressupõe que você exista separado de Deus e que precise da religião para poder voltar a ser uno com Ele. Isso em si mesmo já é uma blasfêmia! Que poder você tem para existir separado de Deus? Você é tão poderoso assim? Para conseguir existir separado de Deus, no mínimo você teria que ser tão poderoso quanto Ele!

 

Agora reflita comigo:

A religião não é apenas uma, são centenas. A espiritualidade é apenas uma.
A religião é para os que dormem. A espiritualidade é para os que estão despertos.
A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer; querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.

A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade convida você a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.

A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade dá a você Paz Interior.
A religião fala de pecado e de culpa. A espiritualidade diz a você: “aprenda com seu erro e se transforme”.
A religião reprime tudo, torna você uma pessoa falsa. A espiritualidade transcende tudo, faz de você uma pessoa verdadeira!

A religião não é Deus. A espiritualidade é Tudo e portanto é Deus.
A religião inventa. A espiritualidade descobre.
A religião não indaga nem questiona. A espiritualidade questiona tudo.
A religião é humana, é uma organização com regras. A espiritualidade é Divina, portanto não tem regras apenas Leis inabaláveis e eternas.

A religião causa divisões. A espiritualidade causa União.
A religião busca você para que acredite. A espiritualidade é você quem tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos de um livro sagrado. A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.

A religião se alimenta do medo. A espiritualidade se alimenta da Confiança e da Fé.
A religião faz viver no pensamento. A espiritualidade faz Viver na Consciência.
A religião se ocupa com apenas acreditar. A espiritualidade se ocupa com Ser e com o Fazer.
A religião alimenta o ego. A espiritualidade faz você Transcender o Ego.

A religião faz você renunciar ao mundo. A espiritualidade nos faz viver em Deus, e o mundo é criação de Deus e faz parte de Deus.
A religião é adoração. A espiritualidade é percepção, constatação e Meditação a respeito das Leis Naturais.
A religião sonha com a glória e com o paraíso. A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.

A religião vive no passado e no futuro. A espiritualidade vive no presente.
A religião enclausura nossa memória. A espiritualidade liberta nossa Consciência.

A religião crê na vida eterna. A espiritualidade nos faz conscientes da vida eterna.
A religião promete para depois da morte. A espiritualidade faz com que você encontre a Deus em seu Interior durante a vida.

A Igreja da Ciência Divina deseja despertar nas pessoas a espiritualidade e ficará honrada em ter a sua presença nessa caminhada. Cadastre-se como um Amigo da Ciência Divina, ou seja um

membro se assim desejar e nos ajude a divulgar este canal de bênçãos àqueles que você ama.

Estamos em várias redes sociais e você as encontrará com facilidade na lateral desta página. Siga-nos temos um encontro marcado com a espiritualidade todos os dias.

 

2 comentários em “Aprendendo com o conhecimento e exemplo de Jesus.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.